Colaboramos! Fazemos tudo para que «dê certo».
Num processo cooperativo, eu faço, tu fazes, ele faz … e porque as coisas estão organizadas … o resultado aparece. Posso ajudar-te, se … já tiver feito a minha parte. Mantemos o foco no «eu» e no processo. Criamos silos e barreiras. O controlo é externo. O chefe manda, de acordo com a regra. Co-operamos. Cada um sabe da sua parte.
Num sistema colaborativo, fazemos tudo o que tem de ser feito para que o resultado apareça. Co-construímos, Co-aprendemos, Co-laboramos. Ganhamos consciência coletiva.
Adaptamo-nos. Moldamo-nos. Complementamo-nos. Não criamos muros nem quintalinhos! Somos «Nós». Continuamos a valorizar os «eus», mas espantamo-nos com os milagres que fazemos. Somos bem-sucedidos, mais felizes. Enfrentamos os novos desafios. Decidimos. Assumimos riscos em conjunto. Experimentamos, falhamos, partilhamos, dialogamos e … corrigimos. Ajustamos. Não precisamos de chefes. Todos, cada um, a seu tempo, assumimos a liderança que a equipa precisa, naquela situação. Somos co-proprietários e co-protagonistas do sucesso. E cuidamos de todos os que nos ajudam a concretizar os objetivos (eCoCuiDança). Rapidamente, evoluímos no contexto, numa ótica 4Win (eu ganho, tu ganhas, nós ganhamos, eles ganham … e o planeta agradece).
Todos queremos que «dê certo». Com ética sustentável. Todos celebramos as vitórias e apoiamo-nos nas derrotas. Crescemos juntos.
Fazemos melhor, com mais energia.